Washington, 18 de setembro de 2025 – O diretor-executivo da Coinbase, Brian Armstrong, declarou que o Digital Asset Market Clarity Act, principal proposta para definir a estrutura regulatória do mercado de criptoativos nos Estados Unidos, tem “grande chance” de ser aprovada e já conta com forte apoio bipartidário no Senado.
Em vídeo publicado na rede social X após uma série de reuniões com parlamentares, Armstrong comparou o andamento do texto a um “trem de carga saindo da estação” e afirmou que nunca esteve tão otimista quanto à aprovação do projeto.
A iniciativa, também chamada de CLARITY Act, estabelece as competências da Securities and Exchange Commission (SEC), da Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e de outras agências sobre ativos digitais, com foco especial em criptoativos que não são stablecoins, como ações tokenizadas.
Segundo Armstrong, “membros dos dois partidos estão prontos para votar” e o texto circula entre os gabinetes antes de ser submetido a consulta pública. A senadora Cynthia Lummis já havia previsto, no início do mês, que a proposta chegaria à mesa do presidente Donald Trump antes do fim do ano.
Participaram das discussões representantes de empresas como Ripple, Kraken, Circle e Cardano, além das gestoras de capital de risco a16z, Paradigm e Multicoin Capital.
O presidente da Kraken, Arjun Sethi, concentrou sua contribuição na proteção a desenvolvedores de protocolos, cadeias e produtos tokenizados. Ele defendeu que os incentivos permaneçam com os criadores de novas soluções, e não apenas com empresas já estabelecidas.
Imagem: Imagem destacada – Verde amplia exposição à Bolsa brasileira mesmo sob “incerteza enorme”
Armstrong acrescentou que os parlamentares não pretendem acatar a tentativa do setor bancário de proibir remuneração sobre stablecoins. Grupos financeiros chegaram a inserir a restrição no projeto GENIUS Act em agosto, mas não obtiveram êxito.
A semana também incluiu reunião entre legisladores e 18 líderes do segmento de Bitcoin, entre eles o presidente da MicroStrategy, Michael Saylor. O grupo discutiu caminhos para avançar com o BITCOIN Act, proposta de Lummis que prevê a aquisição, pelo governo norte-americano, de um milhão de bitcoins em cinco anos, por meio de mecanismos orçamentários neutros, como reavaliação de certificados de ouro do Tesouro e uso de receitas tarifárias.
Com as negociações em ritmo acelerado, executivos do setor e congressistas planejam concluir ajustes no texto do CLARITY Act antes de submetê-lo ao plenário.