Orlando (EUA) – A família de Kevin Rodríguez Zavala, 32 anos, que morreu após andar na montanha-russa Stardust Racers, no parque Universal Epic Universe, em 17 de setembro de 2025, contratou o advogado de direitos civis Ben Crump para acompanhá-los no caso.
De acordo com o médico legista do Condado de Orange, Zavala sofreu “múltiplos ferimentos contundentes” e o óbito foi considerado acidental. Em nota, Crump afirmou que os parentes buscam “total transparência” sobre as circunstâncias do episódio. “Uma tragédia como essa exige investigação completa. Responsabilizaremos todos os envolvidos e lutaremos para que a família de Kevin receba as respostas e a justiça que merece”, declarou.
Veículos de imprensa de Orlando obtiveram carta enviada pela presidente do resort, Karen Irwin, aos funcionários. No documento, a executiva diz que a atração operava normalmente quando Zavala perdeu a consciência.
“Nossas apurações internas confirmam que os sistemas funcionaram como projetado, o equipamento estava intacto desde o início da experiência até o retorno do veículo à estação, e a equipe seguiu todos os procedimentos”, escreveu Irwin.
O Departamento de Agricultura e Serviços ao Consumidor da Flórida, responsável por fiscalizar parques, também conduz investigação. A pasta informou que, até o momento, os resultados correspondem aos testes e dados observados em conjunto com a Universal. O processo continua e novas informações serão divulgadas quando disponíveis.
Imagem: Pilar Arias FOXBusiness via foxbusiness.com
Relatório do Gabinete do Xerife do Condado de Orange aponta que a namorada da vítima, presente no parque, contou aos agentes que Zavala usava cadeira de rodas, tinha lesão na coluna e tomava medicação (detalhe suprimido no documento).
Inaugurada em 22 de maio de 2025 na área Celestial Park, a montanha-russa de lançamento duplo permanece fechada, conforme indicava o aplicativo oficial do complexo na terça-feira.
A Universal Orlando Resort havia informado anteriormente que “coopera plenamente” com as investigações e, até o momento, não retornou a novo pedido de posicionamento.