São Paulo, 26 de setembro de 2025 – O Ibovespa iniciou o pregão desta sexta-feira em território positivo, refletindo a divulgação do índice de preços ao consumidor norte-americano (PCE), que avançou 0,3% em agosto, conforme informou nesta manhã o Bureau of Economic Analysis (BEA).
A leitura do PCE, indicador inflacionário preferido do Federal Reserve, foi a primeira após o banco central dos Estados Unidos cortar a taxa básica para o intervalo de 4,0% a 4,25% ao ano, em meados de setembro. O resultado veio em linha com as expectativas do mercado, que acompanha de perto os sinais de persistência da inflação e seus possíveis impactos sobre a política monetária.
Por volta das 10h08, o principal índice da B3 subia 0,39%, aos 145.876,22 pontos. Minutos depois, a valorização se acelerou para 0,60%, levando o Ibovespa a superar novamente os 146 mil pontos.
Investidores também monitoram o desempenho do mercado de trabalho norte-americano e a saúde geral da economia dos EUA, fatores determinantes para os próximos passos do Fed.
Imagem: Lorena Matos via moneytimes.com.br
O movimento de alta ocorre em um contexto de expectativa global, no qual sinais de desaceleração controlada da inflação podem sustentar o ciclo de afrouxamento monetário iniciado pelo banco central norte-americano.