Anúncio

Casa Branca retira indicação de E.J. Antoni para comandar o Bureau of Labor Statistics

Dificuldades e desafiosontem10 pontos de vista

Anúncio

A Casa Branca confirmou à FOX Business que o presidente Donald Trump retirou a indicação de E.J. Antoni, economista-chefe da Heritage Foundation, para o cargo de comissário do Bureau of Labor Statistics (BLS).

A informação foi divulgada inicialmente pela CNN, que citou três fontes próximas ao processo. Segundo um desses contatos, as senadoras Susan Collins (republicana do Maine) e Lisa Murkowski (republicana do Alasca) recusaram pedidos de reunião com o indicado, sinalizando possíveis resistências à confirmação.

Contexto da controvérsia

O BLS passou a ser alvo de críticas após o relatório de empregos de julho registrar criação de 73 mil vagas, bem abaixo da estimativa de 110 mil feita por economistas da LSEG. Além disso, os números de maio e junho foram revisados para baixo em 258 mil postos combinados.

Na esteira dos resultados, Trump demitiu a então comissária do órgão, Erika McEntarfer, alegando manipulação política dos dados. Dias depois, indicou Antoni, que já havia declarado à Fox News Digital, em 4 de agosto, que a metodologia do BLS apresentava falhas estruturais.

Repercussão no Congresso

O presidente do Comitê de Saúde, Educação, Trabalho e Pensões do Senado (HELP), Bill Cassidy, afirmou à FOX Business que havia se reunido com Antoni e esperava debater formas de reformar o bureau. Para o senador, a “situação atual não funciona” e afeta diretamente o bolso das famílias.

Casa Branca retira indicação de E.J. Antoni para comandar o Bureau of Labor Statistics - Imagem do artigo original

Imagem: Greg Wehner FOXBusiness via foxbusiness.com

Preocupações de economistas

Especialistas temem impactos na credibilidade dos dados produzidos pelo BLS. Joe Brusuelas, economista-chefe da RSM US, disse à Reuters que a indicação poderia aumentar a procura por dados privados. Já Alex Jaquez, do Groundwork Collaborative, classificou a escolha como um ataque à análise independente, com possíveis consequências para a confiabilidade das estatísticas econômicas do país.

Processo de revisão dos relatórios

O BLS revisa cada relatório mensal com base em informações adicionais enviadas por empregadores, oferecendo inicialmente um retrato preliminar e, depois, uma visão mais completa. Contudo, a queda na taxa de resposta das empresas na última década tem reduzido o tamanho das amostras e ampliado o volume de revisões, sobretudo em períodos de maior volatilidade econômica.

Com a retirada da indicação, a Casa Branca não informou se apresentará um novo nome para comandar o órgão responsável pelas principais estatísticas de emprego dos Estados Unidos.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Anúncio

Deixe um Comentário

Comentários Recentes
    Siga-nos
    • Facebook1.5K
    • Instagram1.5K
    Siga-nos!
    Pesquisar tendência
    Mais Vistos
    carregamento

    Entrar em 3 segundos...

    Inscrever-se 3 segundos...