Washington, D.C. – A Comissão de Saúde, Educação, Trabalho e Pensões (HELP) do Senado dos Estados Unidos, atualmente sob maioria republicana, convidou o presidente do sindicato Teamsters, Sean O’Brien, para participar de uma audiência sobre legislação trabalhista marcada para a próxima quarta-feira.
O convite foi assinado pelo senador Bill Cassidy (R-Luisiana), presidente do colegiado. Ao justificá-lo, Cassidy descreveu O’Brien como “voz importante” no debate trabalhista, ressaltando que o líder sindical representa mais de 1 milhão de trabalhadores filiados aos Teamsters.
A participação de O’Brien ocorre menos de dois anos depois de um confronto verbal com o senador Markwayne Mullin (R-Oklahoma) durante audiência da mesma comissão, em 2023. Na ocasião, ambos trocaram insultos e quase chegaram às vias de fato, sendo contidos pelo então presidente do comitê, senador Bernie Sanders (I-Vermont). Mullin continua integrante da HELP e estará presente na sessão de quarta-feira.
O convite reflete a tentativa recente do Partido Republicano de se aproximar de pautas associadas à classe trabalhadora. Entre os sinais dessa mudança estão:
Apesar do movimento pró-trabalhador de figuras como os senadores Josh Hawley (R-Missouri) e J.D. Vance (R-Ohio), o partido ainda mantém apoio significativo de Wall Street e do setor corporativo, obrigando seus parlamentares a equilibrar interesses conflitantes.
Imagem: Matthew Donnell FOXBusiness via foxbusiness.com
Além de O’Brien, prestarão depoimento Marvin Kaplan, ex-presidente do Conselho Nacional de Relações Trabalhistas (NLRB), e Rachel Greszler, pesquisadora sênior da Heritage Foundation.
A audiência está prevista para a manhã de quarta-feira, em sala do Senado no Capitólio.