São Paulo – A Toyota retoma as atividades nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, no interior paulista, em 3 de novembro, utilizando motores trazidos da Ásia, principalmente do Japão. As linhas estavam paradas desde 23 de outubro, um dia após o vendaval que danificou a unidade de Porto Feliz, responsável pela produção de propulsores flex.
De acordo com o presidente da montadora no Brasil, Evandro Maggio, apenas os colaboradores de Porto Feliz entrarão em lay-off, com previsão de 60 a 150 dias a partir de 21 de outubro. Funcionários de Sorocaba e Indaiatuba voltam ao trabalho em 21 de outubro, após férias coletivas emergenciais iniciadas logo após a tempestade.
Nesta primeira fase, serão importados motores 1.8 híbridos flex que equipam Corolla e Corolla Cross. A produção desses modelos operará em três turnos durante dois meses, dedicados às versões Hybrid. A partir de janeiro, chegam os blocos 1.5 e 2.0 flex convencionais.
A Toyota admite que pode perder participação, já que as versões sem eletrificação são as mais vendidas no país. O lançamento do SUV compacto Yaris Cross, previsto para novembro deste ano, foi adiado para 2026, sem data definida.
Segundo Maggio, o maquinário da fábrica de Porto Feliz sofreu poucos danos e está sendo transferido para área segura dentro da unidade. A reconstrução incluirá análise climatográfica. Peças antes produzidas ali para a picape Hilux e o SUV SW4, fabricados em Zárate (Argentina), passam a vir de unidades asiáticas.
Imagem: redir.folha.com.br
Funcionários com salários de até R$ 10 mil receberão remuneração integral. A empresa pagará parte dos dias parados, a ser compensada em banco de horas, e manterá benefícios como plano de saúde, vale-alimentação e PLR de até R$ 21,5 mil. Durante o lay-off, os empregados devem se inscrever no programa Bolsa-Qualificação; a Toyota busca cursos presenciais e on-line para o período.
Maggio agradeceu as manifestações de apoio de entidades, fornecedores e autoridades desde o vendaval que atingiu a planta de motores em 22 de outubro.