São Paulo – O Ranking Folha Mauá 2025 colocou frente a frente dois sedãs híbridos plug-in que quase não têm concorrentes diretos no mercado brasileiro: o alemão Porsche Panamera 4S E-Hybrid e o chinês BYD King GS.
Com 544 cv, o Panamera liderou as medições de desempenho. Já o King GS, de 235 cv, registrou os melhores índices de consumo de combustível. A diferença de preço entre os modelos também é expressiva: o Porsche é anunciado por R$ 970 mil, enquanto o BYD custa R$ 175.990.
O Instituto Mauá de Tecnologia utiliza o equipamento V-Box, que se vale de sinal GPS, para aferir aceleração e retomada. Essas provas ocorrem na pista da empresa ZF, em Limeira (interior paulista).
O consumo urbano é medido em um trajeto de 27 km em São Caetano do Sul, mesma cidade onde fica a sede do instituto. Para simular uso rodoviário a 90 km/h, os pilotos percorrem 31 km. Veículos flex são avaliados com etanol e gasolina.
Imagem: redir.folha.com.br
No caso dos modelos elétricos ou híbridos plug-in, a energia consumida é verificada em carregador instalado na Mauá, possibilitando calcular o gasto para rodar 100 km em condições urbana e rodoviária.
Com os utilitários esportivos dominando as vendas, o segmento de sedãs médios e grandes perdeu espaço, o que levou Porsche e BYD a disputar um nicho hoje restrito a poucas opções.