A frustração de despejar pó para bebida esportiva em garrafas descartáveis levou dois ex-jogadores de futebol americano do Dartmouth College a fundar, em 2015, a Cirkul, empresa de Tampa, Flórida, especializada em garrafas de água personalizáveis com cartuchos de sabor.
Os cofundadores Garrett Waggoner e Andy Gay conceberam o produto ainda na universidade. A ideia se baseia em um mecanismo que permite ao usuário ajustar, por meio de um dial, a intensidade do sabor adicionado à água. Hoje, o portfólio soma mais de 150 opções, entre elas “Gateway Tea”, “Frosted Refreshers” e “Inflow Energy”, apontadas como favoritas em 2023.
Segundo o Business Insider, a Cirkul foi avaliada em US$ 1 bilhão em 2022. Para ampliar a visibilidade, a marca exibiu um comercial estrelado pelo ator Adam Devine durante o Super Bowl deste ano.
De acordo com estudo interno citado por Andy Gay, consumidores que utilizam a garrafa da Cirkul ingerem 96% mais água do que com recipientes ou bebidas concorrentes. Garrett Waggoner atribui o crescimento ao alinhamento com tendências de menor consumo de açúcar, maior ingestão de água e preocupação com sustentabilidade.
Imagem: Sophia Compton FOXBusiness via foxbusiness.com
Como o produto não existia antes, a dupla precisou criar toda a cadeia de suprimentos. “Tivemos de partir literalmente do zero até alcançar milhões de unidades”, relatou Waggoner.
Ao serem questionados sobre conselhos a quem planeja abrir um negócio, Gay recomendou “manter-se fiel à própria convicção”, enquanto Waggoner frisou que “o fato de algo não existir não significa que não deva existir”.