Nova York – O governador de Connecticut, Ned Lamont (Partido Democrata), afirmou que uma eventual eleição de Zohran Mamdani para a Prefeitura de Nova York pode provocar impactos negativos em Wall Street e, por consequência, na economia do estado vizinho.
Em entrevista à Bloomberg Television durante o Greenwich Economic Forum, realizada na terça-feira, Lamont lembrou que a capital financeira mundial está em Manhattan e destacou a ligação direta do setor com Connecticut. “Nova York é o centro financeiro do mundo, e nós participamos fortemente desse ecossistema. Quero que o próximo prefeito entenda a importância de Nova York para esse sistema, o que também é crucial para Connecticut”, declarou.
Mamdani, de 33 anos, é filiado à ala democrata-socialista e vem causando apreensão no mercado financeiro com propostas como congelamento de aluguéis, oferta de creche gratuita e criação de mercados públicos de alimentos, iniciativas que seriam financiadas por aumento de impostos para empresas e para os contribuintes mais ricos do estado de Nova York.
O candidato passou a liderar a disputa depois de vencer o ex-governador Andrew Cuomo nas primárias e de o atual prefeito, Eric Adams, retirar sua candidatura à reeleição.
Imagem: Emma Bussey FOXBusiness via foxbusiness.com
Lamont alertou que qualquer instabilidade gerada na praça financeira de Nova York “pode repercutir rapidamente” em Connecticut, onde diversas instituições financeiras mantêm escritórios. Ao mesmo tempo, o governador tentou reforçar a imagem de segurança de seu estado. “Elas sabem para onde o estado vai e que nossos impostos são um pouco menores”, disse, acrescentando que governadores precisam apresentar gestão pragmática: “Governadores têm de equilibrar o orçamento e fazê-lo no prazo; não podem simplesmente fechar o governo”.
Nem o gabinete de Lamont nem a campanha de Mamdani responderam de imediato aos pedidos de comentário.