A Ford Motor Company emitiu, até o momento, 103 campanhas de recall em 2025, superando o recorde anual anterior de 77 ações e ainda faltando quatro meses para o fim do ano. Os dados constam de um levantamento da Kelley Blue Book.
Quando um veículo deixa de atender aos Padrões Federais de Segurança Veicular dos Estados Unidos por causa de defeitos relacionados à segurança, a legislação obriga os fabricantes a avisar os consumidores e corrigir o problema. Na maioria das vezes, as montadoras iniciam os recalls de forma voluntária, mas a Administração Nacional de Segurança no Tráfego em Rodovias (NHTSA), vinculada ao Departamento de Transporte, também pode determinar campanhas com base em reclamações públicas.
O editor executivo do Autotrader, Brian Moody, afirmou ao canal Fox Business que, embora os recalls costumem ser parte normal do processo de garantia de qualidade, o número alcançado pela Ford é motivo de atenção. Segundo ele, a complexidade crescente dos veículos contribui para os desafios enfrentados pela montadora.
A própria Kelley Blue Book já havia apontado a Ford como líder em número de recalls nos anos de 2022 e 2023. No ano seguinte, a NHTSA impôs à empresa uma multa civil de US$ 165 milhões — a segunda maior já aplicada pelo órgão — por atrasar a convocação de veículos com câmeras de ré defeituosas e por fornecer informações incompletas sobre recalls.
Em nota, a Ford declarou que a segurança dos clientes é sua “prioridade absoluta” e que o volume de recalls reflete uma estratégia de identificar e solucionar rapidamente falhas de hardware e software. A empresa informou ter mais que dobrado o quadro de especialistas em segurança e tecnologia nos últimos dois anos, além de revisar modelos antigos em busca de possíveis problemas ainda não registrados.
Imagem: Daniella Genovese FOXBusiness via foxbusiness.com
“Não vamos abrir mão da responsabilidade com todos os nossos clientes, inclusive os que possuem veículos mais antigos”, destacou a montadora, acrescentando que as medidas adotadas devem gerar melhorias duradouras em qualidade, segurança e satisfação.
Moody reconheceu que a nova estrutura de testes da Ford ajuda a explicar parte do aumento das convocações, mas observou que o impacto negativo na imagem da marca impede que a montadora considere esse cenário aceitável a longo prazo.
Ações pontuais divulgadas ao longo de 2025 incluem recalls de quase 625 mil veículos por falhas em cintos de segurança e telas de câmera, 1,9 milhão de unidades por defeito em câmeras de ré e 312 mil picapes e utilitários por risco de falha de freio.