O pronunciamento do presidente dos Estados Unidos na última Assembleia-Geral da ONU, que descreveu a mudança climática como “a maior fraude já imposta ao mundo” e chamou as fontes renováveis de energia de “piada”, foi citado por especialistas como exemplo de resistência diante de uma possível virada estrutural no mercado global de petróleo.
No discurso, o chefe de Estado norte-americano afirmou que, “antigamente era o resfriamento global, depois aquecimento global, agora chamam de mudança climática, porque assim não há como errar”. Ele também declarou: “Eu chamo de carvão limpo e belo” e acrescentou que seu governo “está acabando com o que chamam falsamente de renováveis”, defendendo que essas fontes “são caras e ineficientes”. Ao encerrar o tema, ofereceu “suprimentos abundantes e acessíveis de energia” — em referência a petróleo e gás — a países que “precisam” desse tipo de combustível.
Em artigo recente, o cientista político Ian Bremmer, fundador da consultoria Eurasia Group, listou dados indicando que a demanda global por petróleo pode ter atingido o pico:
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) sinalizou reconhecer o cenário de menor procura ao promover elevação de produção para defender participação de mercado, contrariando a prática histórica de restringir oferta para sustentar preços.
Imagem: redir.folha.com.br
Analistas alertam que empreendimentos de exploração iniciados agora — cujos resultados comerciais levariam 12 a 15 anos para chegar ao mercado — podem enfrentar superoferta e preços deprimidos se a demanda global continuar em queda.
A discussão sobre a trajetória futura do petróleo ocorre em meio a fortes pressões políticas. Enquanto a Casa Branca insiste em ampliar a produção de combustíveis fósseis, especialistas veem a transição energética acelerar, especialmente na Ásia. O contraste foi exposto na ONU, quando o presidente norte-americano defendeu o carvão e criticou as fontes renováveis diante de um cenário em que dados apontam redução estrutural do consumo de petróleo no mundo.