INSS convoca 4 milhões de aposentados e pensionistas para realizar prova de vida

Mercado Financeiro36 minutos atrás6 pontos de vista

Oferta - Clique na Imagem

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enviou notificações a 4 milhões de beneficiários que ainda não concluíram a prova de vida obrigatória. Os avisos foram encaminhados pelo banco responsável pelo pagamento do benefício e pelo aplicativo ou site Meu INSS.

Prazo e consequências

O segurado tem 30 dias, contados a partir do recebimento da mensagem, para regularizar a situação. Quem não cumprir o prazo terá o pagamento bloqueado. O desbloqueio ocorre assim que a comprovação for realizada; caso a pendência persista, a aposentadoria ou pensão é cancelada.

Quem precisa fazer

Somente foram notificados os cidadãos cujo status não pôde ser confirmado automaticamente pelo cruzamento de dados do governo federal. Quem possui biometria cadastrada, por exemplo, tem a prova de vida validada de forma automática.

Como realizar a prova de vida

Há três opções para concluir o procedimento:

  • Acessar o site ou o aplicativo Meu INSS, informar CPF e senha do Gov.br e seguir as instruções para reconhecimento facial, quando solicitado;
  • Utilizar o aplicativo do banco onde o benefício é creditado, se a instituição oferecer o serviço online;
  • Dirigir-se à agência bancária responsável pelo pagamento.

Mudança nas regras

A portaria nº 1.408, em vigor desde 2022, transferiu a responsabilidade da comprovação para o próprio INSS, que passou a utilizar bases de dados como a biometria da rede bancária e do Tribunal Superior Eleitoral. Com a mudança, 94% dos 36,9 milhões de beneficiários em 2024 tiveram a situação regularizada até agosto. O restante está sendo convocado.

INSS convoca 4 milhões de aposentados e pensionistas para realizar prova de vida - Imagem do artigo original

Imagem: redir.folha.com.br

Possíveis falhas

O instituto admite que, em alguns casos, o sistema automático não identifica a existência do segurado. Nesses cenários, o próprio pensionista ou aposentado deve concluir o processo por um dos canais disponíveis.

Alerta contra golpes

O INSS ressalta que não realiza ligações, não envia cartas, SMS nem servidores para coletar dados ou fazer a prova de vida em domicílio. O órgão orienta os beneficiários a não compartilhar senhas, documentos ou informações pessoais fora dos canais oficiais.

Atendimento

Em caso de dúvida, o segurado pode:

  • acessar o site gov.br/inss;
  • utilizar o aplicativo Meu INSS;
  • ligar para a Central 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Oferta - Clique na Imagem

Deixe um Comentário

Siga-nos!
Pesquisar tendência
Redação
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...