O deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) protocolou nesta sexta-feira, 24 de outubro de 2025, a proposta de emenda à Constituição que trata da reforma administrativa, após reunir o mínimo de 171 assinaturas exigidas para iniciar a tramitação.
O apoio necessário foi obtido depois de intervenção direta do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que solicitou a líderes partidários e ao presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Pedro Lupion (PP-PR), que subscrevessem o texto.
Com a medida, Motta busca retomar a pauta econômica da Casa após contratempos em outras iniciativas, como a tentativa de ampliar a proteção parlamentar contra processos judiciais.
A PEC retoma debates sobre carreiras e regras do serviço público, tema considerado sensível por servidores e legendas de centro-esquerda. Ainda não há previsão para a análise pela Comissão de Constituição e Justiça.
Entre as mudanças previstas estão:
Imagem: redir.folha.com.br
Apesar do avanço, o projeto enfrenta resistência de parlamentares, motivada por críticas de entidades de servidores e pela proximidade das eleições nacionais de 2026, que torna o tema mais delicado no Congresso.
Hugo Motta pretende transformar a aprovação da reforma administrativa na principal marca de sua gestão à frente da Câmara.