Mais de 400 peças do espólio de Gene Hackman serão leiloadas em novembro pela casa internacional Bonhams, nove meses depois da morte do ator vencedor de dois Oscars.
O conjunto, chamado “The Gene Hackman Collection: A Life in Art”, inclui desenhos assinados pelo próprio Hackman, memorabilia de sua carreira no cinema e diversos troféus. Entre os destaques estão dois Globos de Ouro de Melhor Ator: um pela interpretação do patriarca excêntrico em “Os Excêntricos Tenenbaums”, avaliado entre US$ 3.000 e US$ 5.000, e outro pelo faroeste “Os Imperdoáveis”.
O leilão será dividido em três eventos — um presencial e dois virtuais — e oferecerá a colecionadores:
Livros com anotações, roteiros e cartazes também compõem o material que será oferecido aos compradores.
Após se afastar de Hollywood, Hackman dedicou-se à pintura e se integrou à comunidade de Santa Fe, no Novo México. Segundo Jennifer LaBar-Tapia, comissária de cinema da cidade, o ator e a esposa, Betsy Arakawa-Hackman, participavam ativamente de projetos locais, incluindo o conselho do Museu Georgia O’Keeffe, e investiam em restaurantes da região.
Imagem: Tracy Wright FOXBusiness via foxbusiness.com
Hackman morreu por doença cardiovascular aterosclerótica hipertensiva, com Alzheimer como fator contribuinte. Autoridades estimam que ele tenha falecido por volta de 18 de fevereiro, permanecendo sozinho em casa cerca de uma semana. Betsy Hackman morreu de síndrome pulmonar por hantavírus, infecção transmitida por roedores.
Pouco depois dos falecimentos, o espólio obteve uma ordem de restrição temporária que impede a divulgação de fotos, vídeos ou registros internos da residência do casal pelas autoridades locais.
Os leilões da Bonhams estão marcados para o próximo mês; interessados poderão participar tanto presencialmente quanto on-line.