Washington, — O secretário de Energia dos Estados Unidos, Chris Wright, pediu à Comissão Federal Reguladora de Energia (FERC) que estabeleça regras para permitir que grandes consumidores de eletricidade, como centros de dados de inteligência artificial e operações de mineração de Bitcoin, se conectem de forma direta e acelerada ao sistema de transmissão de alta tensão.
Em carta divulgada na quinta-feira (data não informada), Wright solicitou que a FERC realize análises aceleradas e padronize procedimentos para ligações que bypassam as redes locais e utilizam linhas de alta capacidade, normalmente reservadas a instalações industriais de grande porte.
Segundo o secretário, a demanda de eletricidade no país “deve crescer em ritmo extraordinário” principalmente por causa da rápida expansão de cargas intensivas, entre elas centros de dados e instalações industriais. Wright destacou que esses consumidores já estão buscando conexão direta à rede de transmissão.
O documento propõe que as análises de conexão sejam concluídas em até 60 dias — em vez de levar anos — para projetos que concordem, entre outros critérios, em arcar com eventuais melhorias na rede.
Wright também solicitou que a FERC responda à carta dentro de seis meses e estabeleça as novas regras até 30 de abril de 2026.
Imagem: Trader Iniciante 2 (11)
S. Matthew Schultz, presidente-executivo da empresa de mineração de Bitcoin CleanSpark, escreveu na rede X na sexta-feira que a medida obrigaria a FERC a agilizar ligações para cargas flexíveis, como mineradoras e data centers. Para ele, o Departamento de Energia reconhece “o valor da demanda flexível no fortalecimento da rede”.
A mineração de Bitcoin exige grande quantidade de energia para operar equipamentos que validam transações e criam novos blocos, enquanto data centers de IA também competem por eletricidade barata e sustentável. A expectativa do setor é que regras mais claras atraiam novos investimentos institucionais nos próximos anos.