As ações do setor de petróleo registravam forte queda na B3 na tarde desta sexta-feira (19), acompanhando o recuo das cotações internacionais da commodity.
Por volta de 13h30, os papéis preferenciais da Petrobras (PETR4) caíam 1,4%, enquanto as ações ordinárias (PETR3) recuavam 1,3%. Entre as companhias privadas, Prio (PRIO3) perdia 1,4%, PetroReconcavo (RECV3) recuava 1,6% e Brava (BRAV3) liderava as baixas, com queda de 2,1%.
No mercado externo, o barril do Brent, referência global, cedia 1,2%, negociado a US$ 66,65. O WTI, parâmetro norte-americano, recuava 1%, para US$ 62,89.
A retração nos preços acompanha preocupações sobre a demanda mundial após o Federal Reserve indicar um ritmo mais lento de cortes de juros. Além disso, permanecem no radar as discussões sobre a possível extensão das sanções às exportações de energia da Rússia.
Imagem: Getty Images via valorinveste.globo.com
Segundo nota da estrategista de commodities do Commerzbank, Barbara Lambrecht, o posicionamento do presidente do Fed, Jerome Powell, reduziu as expectativas de cortes rápidos nas taxas, pressionando levemente as cotações do petróleo.