O simpósio anual de Jackson Hole, organizado pelo Federal Reserve de Kansas City, será o principal evento da próxima semana. O presidente do Fed, Jerome Powell, fala na sexta-feira, 22, enquanto outros dirigentes da autoridade monetária norte-americana também têm pronunciamentos programados ao longo dos dias anteriores. Investidores acompanham ainda a leitura preliminar de agosto dos índices de gerentes de compras (PMIs) dos Estados Unidos e da zona do euro.
No Brasil, a divulgação do IBC-Br de junho e a participação do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, em evento no início da semana estão entre os destaques domésticos.
Na sexta-feira, 22, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca para Bogotá, Colômbia, onde participa da 5ª Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA). Antes da viagem, Lula recebe o presidente do Equador, Daniel Noboa, e participa da cerimônia de assinatura do decreto que implanta a TV 3.0 no país.
Na Câmara dos Deputados, é esperada a apresentação do parecer da reforma administrativa pelo relator Pedro Paulo (PSD-RJ). No Senado, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, deve comparecer a audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos para discutir subsídios tributários, financeiros e creditícios concedidos pela União. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) inclui na pauta a análise da PEC da autonomia financeira do Banco Central.
Imagem: Manuel Balce Ceneta via valorinveste.globo.com
O STF prevê julgar a ação que discute a responsabilidade do INSS no pagamento de benefícios assistenciais temporários a mulheres vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade econômica. Também devem ser concluídos o julgamento sobre a possibilidade de candidaturas independentes (sem filiação partidária) em eleições majoritárias e a análise da acusação contra a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) por porte ilegal de arma, processo que já conta com maioria favorável à condenação.