A corretora norte-americana Alpaca anunciou nesta quarta-feira a Instant Tokenization Network (ITN), plataforma que possibilita a instituições financeiras emitir e resgatar, de forma imediata, versões tokenizadas de ações negociadas nas bolsas dos Estados Unidos.
Segundo a empresa, o serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e permite que um portfólio inteiro seja convertido em tokens com uma única chamada de API. O resgate pode ser feito “in kind”, ou seja, o investidor troca o token diretamente pelas ações correspondentes, eliminando etapas de liquidação em dinheiro e, consequentemente, reduzindo atrasos.
Arush Sehgal, chefe de cripto da Alpaca, explicou que o fluxo tem dois passos principais:
A nova rede está disponível apenas para instituições reguladas nos Estados Unidos. A Alpaca afirma que o modelo se apoia nos recentes esforços da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) para agilizar a criação e o resgate “in kind” de produtos financeiros em cripto, como os ETFs à vista de Bitcoin (BTC) e Ether (ETH).
De acordo com dados da plataforma RWA.xyz, o mercado de ações tokenizadas já ultrapassa US$ 700 milhões em valor. No universo mais amplo de ativos do mundo real representados em blockchain, esse montante supera US$ 31 bilhões.
Imagem: Trader Iniciante 2 (9)
A Alpaca tem fornecido a infraestrutura de outros projetos de tokenização, incluindo os lançamentos da Ondo Finance para ações e ETFs e da xStocks para papéis listados em bolsa.
Em entrevista durante a conferência TOKEN2049, o sócio da gestora de venture capital Dragonfly, Rob Hadick, afirmou que recursos como negociação 24/7 atraem cada vez mais o setor financeiro tradicional, mas ressaltou que grandes players ainda desejam controlar aspectos como privacidade e o conjunto de validadores das redes blockchain.
A SEC avalia criar um arcabouço que permita a negociação de ações tradicionais em redes distribuídas, movimento que pode acelerar a adoção de modelos semelhantes ao proposto pela Alpaca.