A Americanas informou nesta segunda-feira (25) que o conselho de administração elegeu Fernando Dias Soares para o cargo de presidente-executivo da companhia. O executivo assumirá a função em 1º de outubro, conforme fato relevante enviado ao mercado.
Soares ingressou na varejista em setembro do ano passado como vice-presidente de operações. Antes, passou por Anheuser-Busch InBev e Domino’s Pizza. É formado em Administração de Empresas, possui pós-graduação pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e MBA pelo Insead, na França.
Ele substituirá Leonardo Coelho, que passará a integrar o comitê financeiro da empresa. Coelho assumiu a presidência cerca de um mês após o pedido de recuperação judicial da Americanas, em janeiro de 2023, e teve papel central na gestão da crise. Especialista em reestruturação, foi sócio da consultoria Alvarez & Marsal, contratada pela varejista para conduzir o processo.
Em nota, a companhia afirmou que a mudança marca mais um passo do plano estratégico de reestruturação. No último trimestre, o volume bruto de vendas das lojas físicas avançou 21%, enquanto despesas e custos recuaram.
O presidente do conselho, Eduardo Saggioro, ressaltou que Coelho foi “fundamental no processo de recuperação judicial e gestão da crise”. Já Soares declarou em suas redes sociais estar confiante de que o novo ciclo trará “grandes oportunidades” e prometeu foco na satisfação dos clientes.
Imagem: redir.folha.com.br
Desde o início de 2023, a Americanas está em recuperação judicial após revelar inconsistências contábeis que motivaram ações judiciais e procedimentos arbitrais contra ex-gestores. No segundo trimestre deste ano, o prejuízo caiu para R$ 98 milhões, redução de 94,7% em relação a igual período de 2024, enquanto a receita líquida subiu 24,7%, para R$ 3,8 bilhões.
Segundo Coelho, a empresa vive agora uma transição “de reestruturação para projetos estruturantes”, exigindo competências ligadas a comercial, operações e marketing — áreas em que o novo CEO tem experiência.