Buenos Aires – O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou neste sábado (data não informada) cortes permanentes nas alíquotas de impostos de exportação que incidem sobre carne, aves, soja e derivados, milho, sorgo e girassol.
De acordo com Milei, as mudanças representam diminuição média de 20% para as cadeias de grãos e de 26% para o segmento de gado e carne. As novas tarifas ficam assim:
O anúncio foi feito durante a abertura da exposição anual da Sociedade Rural Argentina (SRA), em Buenos Aires. No discurso, o presidente afirmou que a redução “não beneficiará apenas o campo, mas toda a economia” e defendeu o setor agropecuário, “punido por esses impostos nos últimos 20 anos”.
Milei destacou que a alteração só foi possível graças ao superávit fiscal obtido por sua administração. “Protegemos esse resultado como água no deserto diante dos ataques sistemáticos da classe política”, declarou.
Imagem: redir.folha.com.br
Ele assumiu a Casa Rosada em dezembro de 2023 com a promessa de frear a inflação, equilibrar as contas públicas e retomar o crescimento econômico.
Com informações de Folha de S.Paulo