Recipientes plásticos de molho de soja com menos de 30 mililitros, muito comuns em formato de peixinhos, estão proibidos a partir desta semana na Austrália do Sul. A medida integra a nova etapa da legislação estadual contra produtos plásticos descartáveis, que entrou em vigor na segunda-feira.
O governo local incluiu na restrição qualquer embalagem rígida de condimento com tampa abaixo desse volume, distribuída normalmente em pedidos para viagem. Também passam a ser vetados canudos e talheres plásticos acoplados a embalagens de alimentos ou bebidas, como os canudos de caixas de suco.
A partir de 1º de setembro de 2025, nenhum estabelecimento poderá fornecer esses recipientes de uso único, segundo o cronograma oficial da campanha “Replace the Waste”.
A mesma regulamentação proíbe copos e tigelas de poliestireno expandido – material usado, por exemplo, em macarrão instantâneo. Com isso, a Austrália do Sul se alinha a Nova Gales do Sul e Vitória, estados que já adotaram restrições semelhantes.
Continuam liberados no território sul-australiano:
O Parlamento estadual aprovou, em 2020, a Lei de Evitação de Resíduos de Produtos Plásticos de Uso Único e Outros. A norma estabeleceu um calendário de eliminação progressiva:
Imagem: Greg Wehner FOXBusiness via foxbusiness.com
Em nota oficial, o governo afirma que “os sul-australianos estão comprometidos com o meio ambiente” e incentiva a substituição por alternativas reutilizáveis ou recicláveis.
Enquanto a Austrália amplia o controle sobre descartáveis, diversas cidades e estados norte-americanos adotam regras próprias contra plásticos de uso único. Em sentido oposto, uma ordem executiva assinada pelo ex-presidente Donald Trump no início do ano determinou que o governo federal deixe de adquirir canudos de papel, argumentando custos mais altos e potenciais riscos à saúde.
No âmbito estadual nos EUA, Califórnia, Colorado, Nova York, Maine, Oregon, Vermont, Rhode Island e Washington mantêm restrições à oferta de canudos plásticos, geralmente permitindo o fornecimento apenas quando solicitado pelo cliente.