O Banco da Coreia (BOK) anunciou a formação de um Comitê de Ativos Virtuais com a missão de acompanhar o mercado de criptomoedas, além de participar de debates sobre stablecoins e colaborar com o governo durante a tramitação de projetos de lei relacionados ao tema, informou a agência Yonhap nesta terça-feira.
Segundo a autoridade monetária, a criação do novo grupo foi motivada pelo avanço de propostas legislativas que tratam de stablecoins lastreadas no won, defendidas tanto por parlamentares quanto por grandes instituições financeiras do país.
O banco central também alterou a nomenclatura e o foco de sua equipe voltada à moeda digital emitida pelo banco central (CBDC). O antigo Digital Currency Research Team passa a chamar-se Digital Currency Team, ressaltando um papel “mais operacional” na exploração de iniciativas de moeda digital, explicou um porta-voz do BOK.
Outras duas divisões ganharam novos nomes e responsabilidades:
O teste de varejo da CBDC, previsto para ocorrer de 1.º de abril a 30 de junho, foi suspenso em 29 de junho após o governo sinalizar apoio formal a stablecoins regionais e bancos manifestarem preocupação com os custos de participação. O BOK informou que as discussões sobre a retomada do piloto poderão ser reabertas quando houver maior clareza jurídica.
Em junho, oito grandes bancos sul-coreanos revelaram planos de lançar uma stablecoin indexada ao won entre o fim de 2025 e o início de 2026. O vice-governador do BOK, Ryoo Sangdai, declarou apoio à ideia de que as instituições bancárias sejam as primeiras emissoras desse tipo de ativo, com possível expansão para outros setores no futuro.
Imagem: Trader Iniciante 2 (11)
O presidente do banco central, Lee Chang-yong, reforçou que a Coreia do Sul precisará de uma forma de moeda digital “independentemente do formato adotado”.
Em paralelo, a popularidade das criptomoedas no país ganhou reforço político: no mês passado, Lee Jae Myung foi eleito presidente após prometer flexibilizar as regras para stablecoins e fundos negociados em bolsa (ETFs) de criptos.
Com informações de Cointelegraph