A Barclays deu o primeiro passo no mercado de stablecoins ao investir na Ubyx, plataforma norte-americana de compensação voltada para moedas digitais reguladas. O banco britânico não informou o valor aplicado.
De acordo com Ryan Hayward, responsável por ativos digitais e investimentos estratégicos da Barclays, o avanço de tokens, blockchains e carteiras digitais exige tecnologias especializadas que permitam a integração fluida entre instituições financeiras regulamentadas.
Fundada em março de 2025 pelo executivo de pagamentos Tony McLaughlin — que atuou por mais de duas décadas no Citi —, a Ubyx recebeu US$ 10 milhões em rodada seed realizada em junho de 2025. O aporte contou com os braços de capital de risco da Galaxy, criada por Michael Novogratz, e da exchange norte-americana Coinbase.
A companhia pretende criar uma rede global de aceitação para dinheiro digital regulado, englobando depósitos tokenizados e stablecoins. Entre os emissores já contemplados pela plataforma estão Ripple, Paxos, AllUnity e Eurodollar.
Imagem: cointelegraph.com
O investimento representa uma virada na relação da Barclays com o setor cripto. Em junho de 2025, o banco havia anunciado o bloqueio de compras de criptomoedas com cartões de crédito Barclaycard, citando a volatilidade do mercado. Agora, a instituição afirma que o novo aporte está alinhado à estratégia de explorar oportunidades ligadas às formas emergentes de dinheiro digital, como as stablecoins.