Bill Gates diz que cortes em ajuda externa dos EUA sob Trump causaram “muitas mortes”

Dificuldades e desafiosontem15 Visualizações

Washington – Em entrevista à jornalista Dasha Burns, da Politico, o cofundador da Microsoft e presidente da Fundação Gates, Bill Gates, afirmou que os cortes promovidos pelo governo Donald Trump na ajuda externa norte-americana resultaram em “muitas mortes”.

Gates declarou que os Estados Unidos não foram o único país a reduzir repasses, mas destacou que a redução “súbita e maciça” de recursos teve consequência direta no número de óbitos. “Ninguém quer assumir a responsabilidade pela tragédia que está acontecendo”, disse.

No relatório Goalkeepers 2025, publicado pela Fundação Gates, o empresário apontou que 4,6 milhões de crianças morreram antes de completar cinco anos em 2024. Para 2025, a projeção é de aumento pela primeira vez neste século, para cerca de 4,8 milhões – alta de pouco mais de 200 mil casos.

Segundo Gates, em conversas com o ex-presidente Trump, ele percebeu preocupação do republicano com o tema e a intenção de encontrar “um nível generoso” de gastos, capaz de evitar que os Estados Unidos sejam responsabilizados pelo aumento das mortes.

Bill Gates diz que cortes em ajuda externa dos EUA sob Trump causaram “muitas mortes” - Imagem do artigo original

Imagem: Alex Nitzberg FOXBusiness via foxbusiness.com

O filantropo acrescentou estar “esperançoso” de que Trump, o secretário de Estado Marco Rubio e o Congresso restabeleçam, em breve, valores próximos ao patamar de ajuda externa existente antes de 2025.

A Casa Branca foi procurada pela Fox News Digital para comentar as declarações, mas não respondeu até a publicação desta nota.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Deixe um Comentário

Pesquisar tendência
Redação
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...

Todos os campos são obrigatórios.