BRB convoca assembleia em fevereiro para substituir três conselheiros

Mercado Financeiro2 horas atrás9 Visualizações

O Banco de Brasília (BRB) informou aos acionistas que o governo do Distrito Federal, controlador da instituição, indicou três novos nomes para o conselho de administração. A destituição dos atuais conselheiros será votada em assembleia geral extraordinária em 5 de fevereiro, e a eleição dos substitutos está marcada para 19 de fevereiro de 2026.

Foram indicados Edison Antônio Costa Britto Garcia, em lugar de Marcelo Talarico; Joaquim Lima de Oliveira, para a cadeira de Luis Fernando de Lara Resende; e Sérgio Ricardo Miranda Nazaré, que entrará como membro independente.

“A companhia seguirá o rito de governança aplicável. As posses ocorrerão tão logo sejam concluídos os trâmites previstos”, comunicou o BRB ao mercado na noite de terça-feira (13).

Perfis dos indicados

Edison Garcia é advogado formado pelo UniCEUB, com pós-graduação em Direito Societário e Mercado de Capitais pelo Insper/Ibmec-SP. Desde 2019 preside a Companhia Energética de Brasília (CEB) e integra conselhos de empresas do setor elétrico. Já trabalhou na CVM, na Amec, na Advocacia-Geral da União e no INSS.

Joaquim Lima de Oliveira tem trajetória nos setores público e financeiro. Foi diretor e vice-presidente interino da Caixa Econômica Federal. É graduado em psicologia e administração de empresas, com pós-graduação em administração pública e finanças.

Sérgio Ricardo Miranda Nazaré é economista, doutor em ciências contábeis pela Universidade de Brasília (UnB) e professor associado da mesma instituição. Atuou no Banco do Brasil de 2005 a 2012.

BRB convoca assembleia em fevereiro para substituir três conselheiros - Imagem do artigo original

Imagem: redir.folha.com.br

Reestruturação interna

O BRB também anunciou mudanças na alta administração, incluindo novas lideranças para a distribuidora de títulos e valores mobiliários e para a financeira do banco. “Estamos trazendo profissionais experientes, alinhados aos três pilares do novo planejamento estratégico: resultados, pessoas e governança”, afirmou o presidente do conglomerado, Nelson Antônio de Souza.

Souza assumiu o comando do BRB em novembro, indicado pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), após o afastamento judicial de Paulo Henrique Costa no âmbito da Operação Compliance Zero.

Relacionamento com o Banco Master

As operações entre o BRB e o Banco Master estão sob investigação. Segundo a Polícia Civil, o Master teria vendido carteiras falsas de crédito consignado ao banco estatal. O BRB declarou que poderá solicitar ressarcimento ao governo do DF caso haja prejuízo e se reuniu, na segunda-feira (12), com o liquidante do Master para tentar reaver recursos.

“Como credor na liquidação, o banco respeita a ordem de prioridade, mas atua para recuperar todos os compromissos pendentes. O bloqueio de bens determinado na segunda fase da Operação Compliance Zero amplia as chances de devolução dos valores”, diz nota da instituição, que ressaltou manter “operação normal e oferta completa de serviços financeiros”.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Deixe um Comentário

Comentários Recentes

Pesquisar tendência
Redação
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...

Todos os campos são obrigatórios.