A Procuradoria-Geral da Califórnia retirou, em 23 de dezembro, o processo que buscava restabelecer cerca de US$ 4 bilhões em recursos federais para a construção da linha de trem de alta velocidade no estado. O aviso de desistência voluntária, apresentado sem prejuízo, encerra a disputa judicial iniciada pela California High-Speed Rail Authority (CHSRA) contra a decisão do governo do então presidente Donald Trump de cancelar o financiamento.
Em comunicado ao jornal The Sacramento Bee, um porta-voz da CHSRA afirmou que a medida reflete a avaliação de que “o governo federal não é um parceiro confiável, construtivo ou digno de confiança para avançar o trem-bala na Califórnia”. Segundo o representante, a Federal Railroad Administration (FRA) indicou que todos os trabalhos executados pela autoridade, dentro ou fora de acordos de cooperação, permanecem sob risco de não receber repasses.
O Departamento de Transportes, então chefiado por Sean Duffy, anunciou em julho o cancelamento do apoio financeiro ao projeto, chamando-o de “boondoggle” — termo usado para se referir a empreendimentos dispendiosos e ineficazes. À época, Donald Trump classificou a iniciativa como “trem de alta velocidade para lugar nenhum”.
Em carta enviada à CHSRA, a FRA justificou a retirada do financiamento alegando atrasos sucessivos, aumento de custos e o descumprimento de marcos contratuais, concluindo que o projeto não seria entregue conforme prometido.
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Apesar do corte de verba federal, a CHSRA iniciou em 19 de dezembro um processo formal para atrair investidores e desenvolvedores privados até o verão de 2026. “O interesse do setor privado em investir no trem-bala da Califórnia é forte e continua crescendo”, declarou o diretor-executivo da autoridade, Ian Choudri. Segundo ele, a parceria pretende acelerar e baratear a implantação da infraestrutura ao combinar inovação empresarial com financiamento estadual estável.
Dados atuais da CHSRA indicam que 171 milhas (aproximadamente 275 quilômetros) do traçado entre Merced e Bakersfield estão em fase de projeto ou construção, com quase 80 milhas (cerca de 129 quilômetros) de guia concluídas e dezenas de grandes estruturas já finalizadas.