Washington, 2 jan – A Mountain West Food Group, LLC, sediada no estado de Idaho, anunciou o recolhimento de mais de 2.800 libras (cerca de 1.270 quilos) de carne moída magra 90/10 por possível contaminação com Escherichia coli O26, informou o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
O recall envolve embalagens de 16 onças (aproximadamente 454 g) identificadas como “Forward Farms Grass-Fed Ground Beef”. Os lotes foram produzidos em 16 de dezembro e trazem na lateral a marca de inspeção “Est. 2083” e a indicação “usar ou congelar até 13 de janeiro”.
As remessas seguiram para distribuidores nos estados da Califórnia, Colorado, Idaho, Montana, Pensilvânia e Washington, de onde seriam redistribuídas a estabelecimentos varejistas.
De acordo com o FSIS, a possível presença da bactéria foi detectada em testes de rotina. Até o momento, não há registros confirmados de pessoas doentes após o consumo do produto.
Imagem: Landon Mion FOXBusiness via foxbusiness.com
A infecção por E. coli O26 pode provocar cólicas abdominais, diarreia, vômitos, fezes ou urina com sangue, febre e desidratação. Os sintomas podem surgir até 28 dias após a exposição (média de 34 dias). Em casos graves, a doença evolui para síndrome hemolítico-urêmica, que pode levar à insuficiência renal e à morte. Crianças menores de cinco anos, idosos e indivíduos com imunidade comprometida apresentam maior risco de complicações.
O FSIS recomenda que consumidores que possuam o produto recolhido não o consumam. A carne deve ser descartada ou devolvida ao local de compra.