Washington (EUA) – Integrantes do governo do presidente Donald Trump reuniram-se nesta segunda-feira, (data não especificada) na Casa Branca com representantes da indústria de criptomoedas e do setor bancário para tratar do Digital Asset Market Clarity Act (CLARITY Act), proposta que define a estrutura regulatória para ativos digitais no Senado norte-americano.
O encontro focou em encontrar soluções para a remuneração de stablecoins dentro do texto legislativo, cuja votação em comissão foi adiada em janeiro pelo Comitê Bancário do Senado. Participaram da reunião o CEO da organização de defesa do setor The Digital Chamber, Cody Carbone, e outros executivos do mercado cripto.
Em publicação na rede social X após a reunião, Carbone classificou a conversa na Casa Branca como “o tipo de avanço necessário” para destravar o andamento do projeto no Congresso e disse estar otimista quanto à criação de “um campo de jogo equilibrado” para ativos digitais nos Estados Unidos.
Antes de a proposta avançar ao plenário, os senadores precisam resolver pontos como:
O tema envolve dois comitês: o Bancário, responsável pela supervisão da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), e o de Agricultura, que trata da atuação da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC). Ambos deverão unificar seus textos antes de uma votação em plenário.
Imagem: cointelegraph.com
Na semana passada, o Comitê de Agricultura aprovou sua versão do projeto, mas sem apoio democrata. Parlamentares do partido expressaram preocupação com a possibilidade de autoridades eleitas manterem investimentos em ativos digitais enquanto deliberam sobre o assunto.
O debate em torno do CLARITY Act segue em aberto, e novas reuniões entre governo, legisladores e setor privado devem ocorrer nas próximas semanas.