NOVA YORK, 28 de maio – A presidente-executiva da Ark Invest, Cathie Wood, afirmou nesta terça-feira (28) que o mercado de inteligência artificial (IA) pode passar por uma correção quando as taxas de juros voltarem a subir, mas descartou a existência de uma bolha no setor.
Em entrevista à CNBC, Wood disse que o fim do ciclo de juros baixos provocará um “choque de realidade” nos mercados, sem, contudo, representar uma crise sistêmica. “Vamos chegar a um momento no próximo ano em que a conversa mudará de taxas mais baixas para taxas em alta”, declarou.
A gestora ressaltou que, historicamente, inovação e juros não apresentam correlação inversa e afirmou que muitos investidores ainda interpretam de forma equivocada essa relação. “Estamos no início de uma revolução tecnológica”, afirmou, acrescentando que, apesar de eventuais ajustes, o valor das companhias de tecnologia permanece justificável no longo prazo.
Wood observou ainda que a adoção de IA por grandes corporações exigirá tempo e mencionou empresas como a Palantir como peças centrais na transformação dos negócios para capturar ganhos de produtividade proporcionados pela tecnologia. “Não acredito que a IA esteja em uma bolha”, reiterou.
Imagem: infomoney.com.br
O alerta da executiva surge em meio a preocupações globais sobre a valorização das ações de tecnologia. Organizações como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco da Inglaterra já advertiram para possíveis correções, enquanto líderes do setor, entre eles Sam Altman, da OpenAI, e Jamie Dimon, do JPMorgan, também manifestaram cautela diante do ritmo acelerado de investimentos em IA.