A produtividade média dos canaviais do Centro-Sul brasileiro acumulou retração de 4,9% na safra 2025/26 (abril a março), atingindo 74,7 toneladas por hectare, informou o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) nesta sexta-feira, 12 de dezembro.
De acordo com o boletim, o ciclo atual foi afetado pela estiagem registrada no ano passado e por focos de incêndio que atingiram áreas relevantes de cultivo, em um momento em que o Brasil mantém a posição de maior produtor e exportador mundial de açúcar.
O Açúcar Total Recuperável (ATR) médio da safra, indicador que mensura o potencial de conversão da cana em açúcar e etanol, foi estimado em 136,1 quilos por tonelada de cana, queda de 0,9% em comparação ao mesmo intervalo da temporada anterior.
Considerando apenas o mês de novembro, a produtividade alcançou 63,3 t/ha, aumento de 0,7% na comparação anual. No mesmo período, o ATR avançou 8,6%, para 134,3 kg/t.
Imagem: Reuters via moneytimes.com.br
Já em outubro, o CTC havia registrado produtividade média de 64,6 t/ha, resultado 4,3% superior ao observado no mesmo mês da safra passada.