O diretor-presidente da Chevron, Mike Wirth, afirmou que a nova orientação do governo dos Estados Unidos para o setor de energia reforça não apenas a competitividade econômica do país, mas também sua segurança nacional. A declaração foi feita durante um giro pela Bacia do Permiano, em Midland (Texas), acompanhado pela apresentadora Maria Bartiromo, da Fox Business.
“Segurança energética e segurança nacional estão ligadas”, disse Wirth em trecho de entrevista que irá ao ar na íntegra no programa “Mornings with Maria”, na segunda-feira. Segundo o executivo, a abundância de recursos naturais nos Estados Unidos somada a um governo que incentiva investimentos no setor cria uma base sólida para a economia e para a defesa do país.
Com status de maior reserva de petróleo e gás do país, a Bacia do Permiano deve responder por cerca de 70% da produção norte-americana até 2040. “A região continuará produzindo por décadas, à medida que inovamos e melhoramos o aproveitamento dos campos”, afirmou o CEO.
Wirth destacou que a atual administração federal reverteu a estratégia anterior, que, segundo ele, buscava reduzir gradualmente a indústria de petróleo e gás. “Agora há o entendimento de que a dominância energética dos EUA está diretamente ligada à competitividade econômica”, observou.
Entre as medidas citadas pelo executivo estão:
Imagem: Kristen Altus FOXBusiness via foxbusiness.com
Para Wirth, tornar essas ações permanentes por meio de legislação seria “fundamental para oferecer previsibilidade” às companhias. Ele revelou que entre US$ 15 bilhões e US$ 20 bilhões — equivalentes a dois terços do orçamento global de capital da Chevron neste ano — estão sendo aplicados dentro dos Estados Unidos, movimento inverso ao observado há pouco mais de uma década.
O executivo também mencionou que membros do alto escalão do governo demonstram conhecimento técnico sobre energia e, ao mesmo tempo, preocupação em conciliar desenvolvimento com preservação ambiental.
A entrevista completa com Mike Wirth será exibida na programação da Fox Business na manhã de segunda-feira.