A diretora-executiva da Advanced Micro Devices (AMD), Lisa Su, afirmou que a administração do ex-presidente Donald Trump tem atuado de forma “muito proativa” para manter os Estados Unidos à frente na corrida global pela inteligência artificial (IA).
Em entrevista ao programa “The Claman Countdown”, da Fox Business, nesta quarta-feira, Su relatou ter participado de uma reunião na Casa Branca na semana anterior. “O principal tema foi como acelerar o ritmo de inovação da IA norte-americana”, disse. Segundo a executiva, a discussão também abordou o equilíbrio entre a importância do mercado chinês para o setor de semicondutores e as questões de segurança nacional dos EUA.
Su dirige a AMD desde 2014 e descarta a existência de uma bolha de IA no longo prazo. De acordo com ela, a demanda pelo chamado “silício para IA” — os chips que viabilizam a tecnologia — pode superar US$ 500 bilhões nos próximos anos. “Nenhuma empresa consegue fazer tudo sozinha; parcerias com grupos como Oracle, Microsoft, Google e Amazon são cruciais”, observou.
Na semana passada, Trump recebeu líderes do setor no primeiro evento realizado no reformado Jardim das Rosas da Casa Branca. Entre os presentes estavam o CEO da Apple, Tim Cook; o fundador da Meta, Mark Zuckerberg; o CEO da OpenAI, Sam Altman; e o cofundador da Microsoft, Bill Gates. Segundo comunicado oficial, os executivos elogiaram o “AI Action Plan”, que prevê maior cooperação público-privada, apoio à fabricação de semicondutores e ambiente regulatório favorável.
Imagem: Kristen Altus FOXBusiness via foxbusiness.com
Para Lisa Su, o plano serve como “excelente roteiro” para que o país mantenha a dianteira tecnológica. “Os Estados Unidos já lideram em IA, e precisamos correr cada vez mais rápido. Com a parceria do governo, podemos acelerar esse passo”, concluiu.