Nova York, 15 de abril de 2024 – O cofundador e presidente-executivo da Roblox, Dave Baszucki, afirmou que a segurança das crianças é “prioridade absoluta” na plataforma, mesmo diante de ações civis em vários estados norte-americanos e da recente proibição do jogo on-line no Iraque.
Em entrevista à FOX Business, Baszucki ressaltou que tem “quatro filhos que cresceram usando a Roblox” e destacou que a empresa, que conta com “milhares de funcionários”, ajuda jovens a desenvolver habilidades em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) e a manter contato com amigos.
Segundo o executivo, o sistema de segurança do serviço inclui:
Kentucky abriu um processo civil alegando que a Roblox carece de barreiras suficientes para proteger menores de predadores, violência e conteúdo sexual explícito. A acusação cita a ausência de verificação obrigatória de idade e defende a exigência de consentimento dos pais.
Louisiana também entrou na Justiça com queixas semelhantes, enquanto o procurador-geral da Flórida, James Uthmeier, iniciou uma investigação criminal, classificando o ambiente virtual como “terreno fértil” para abusadores.
Imagem: Pilar Arias FOXBusiness via foxbusiness.com
No domingo (14), o governo iraquiano proibiu a plataforma, alegando que a comunicação direta entre usuários expõe crianças a exploração e extorsão cibernética e que determinados conteúdos contrariam valores sociais e tradições locais.
Baszucki declarou que a companhia pretende “estabelecer o padrão ouro” de segurança on-line, pretendendo determinar a idade de cada usuário por meio de inteligência artificial aplicada à câmera de selfie e restringir conversas entre pessoas que não se conheçam fora da plataforma.
Os papéis da Roblox Corporation (código RBLX) fecharam o último pregão a US$ 129,59, alta de 1,25% (+US$ 1,59).