Anúncio

Chefe do Instagram nega uso de microfone para anúncios e detalha métodos de coleta de dados

Mercado Financeiro3 horas atrás7 pontos de vista

Anúncio

São Paulo – Adam Mosseri, chefe do Instagram, publicou um vídeo nesta semana para refutar a suspeita de que a rede social usa o microfone dos celulares para escutar conversas e, assim, exibir publicidade personalizada.

O executivo afirmou que a empresa não espiona smartphones. Segundo ele, a precisão dos anúncios se baseia no comportamento online dos usuários, não em captação de áudio. “Nós não usamos o microfone do telefone para espionar você”, disse. Ele acrescentou que tal prática violaria a privacidade, aumentaria o consumo de bateria e acionaria o indicador de uso do microfone na tela.

Quatro motivos para a “coincidência” dos anúncios

Mosseri listou quatro mecanismos que, de acordo com a Meta, explicam por que um usuário pode ver anúncios relacionados a temas que acabou de discutir em voz alta:

1. Histórico de navegação: o usuário pode ter pesquisado ou clicado em conteúdos sobre o produto antes da conversa. Anunciantes compartilham dados de visitantes de seus sites com a plataforma, permitindo o direcionamento de anúncios a essas pessoas.

2. Interesses de contatos e perfis semelhantes: anúncios podem aparecer porque amigos ou usuários com perfis parecidos demonstraram interesse no mesmo item.

3. Exposição prévia não percebida: o internauta pode ter visto o anúncio antes e não ter registrado conscientemente. “Rolamos rapidamente pelo feed e internalizamos parte disso”, afirmou.

Chefe do Instagram nega uso de microfone para anúncios e detalha métodos de coleta de dados - Imagem do artigo original

Imagem: redir.folha.com.br

4. Coincidência: Mosseri mencionou o acaso como fator possível.

Apesar das explicações, o executivo reconheceu que parte do público permanecerá cética. Desde 2016, a Meta e o CEO Mark Zuckerberg negam o uso não consensual do microfone; em página de suporte, o Facebook informa que o recurso só é ativado quando o usuário inicia funções que requerem áudio, como gravação de stories ou chamadas de voz.

Expansão da plataforma

Em setembro, o Instagram ultrapassou 3 bilhões de usuários mensais. Para sustentar o crescimento, a empresa planeja destacar as mensagens privadas e o Reels na barra de navegação. Na Índia, testa tornar o Reels a tela inicial do aplicativo, mudança que também aparece na versão para iPad.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Anúncio

Deixe um Comentário

Comentários Recentes
    Siga-nos
    • Facebook1.5K
    • Instagram1.5K
    Siga-nos!
    Pesquisar tendência
    Mais Vistos
    carregamento

    Entrar em 3 segundos...

    Inscrever-se 3 segundos...