Uma releitura do doce que dominou as redes sociais vai chegar aos copos na 47ª Exposição Internacional de Animais, a Expointer, em Esteio (RS), entre 30 de agosto e 7 de setembro. A Vinícola Ferigollo, que também opera a Topa Beer Cervejaria, finaliza os testes de um chope no estilo fruit beer inspirado no “morango do amor”.
O proprietário Cleverton Ferigollo afirmou que a ideia nasceu da busca por uma novidade para apresentar na feira agropecuária. “Quis aproveitar para surfar nessa onda. Essa é a hora”, disse o empresário, durante distribuição de amostras em uma pequena feira próxima a Frederico Westphalen (RS).
Segundo Ferigollo, o público tem aprovado a bebida. O receio de que o chope ficasse excessivamente doce não se confirmou. “A aceitação está sendo ótima, tem ‘drinkability’, não é enjoativo. As pessoas bebem mais de um copo”, relatou.
Os morangos utilizados na maturação são comprados de agroindústrias cadastradas no Programa Estadual da Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul. De acordo com o produtor, a fruta é responsável pelo dulçor predominante da receita, que leva menos lúpulo e mais malte.
Imagem: redir.folha.com.br
Ao pesquisar no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Ferigollo constatou que não havia registro para a marca relacionada ao produto e entrou com pedido de patente.
A cervejaria pretende levar cerca de 5 mil litros do chope morango do amor à Expointer, oferecidos em copos e em latas de 473 ml. O empresário planeja manter a novidade no portfólio e ampliar a produção. “Sou uma cervejaria pequena, mas se alguma empresa quiser vender em todo o Brasil, estou aberto a negociação”, afirmou.