São Paulo – O utilitário esportivo Citroën Basalt, produzido pela Stellantis, obteve zero de cinco estrelas na mais recente rodada de avaliações do Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe).
Nos testes, o veículo somou 15,75 pontos de 40 possíveis (39%) na proteção a ocupantes adultos, 28,59 de 49 (58%) na proteção infantil, 25,62 de 48 (53%) na proteção a pedestres e 15 de 43 (35%) em sistemas de assistência à segurança.
O órgão destacou que a estrutura foi classificada como “instável” no impacto frontal. A proteção para cabeça e pescoço do motorista e passageiro foi considerada boa, mas o peito do motorista teve avaliação marginal e o do passageiro, insuficiente, em razão do desempenho do pretensor do cinto de segurança.
No impacto lateral contra barreira móvel, houve boa proteção para cabeça, pelve, abdômen e peito. O ensaio lateral contra poste não ocorreu porque o modelo não possui airbags laterais de cabeça de série, requisito mínimo para esse teste.
Durante o exame de “whiplash” (lesões cervicais em batidas traseiras de baixa velocidade), o resultado foi marginal. Segundo o Latin NCAP, o Basalt não cumpre a norma UN R32 para colisões traseiras nem oferece frenagem autônoma de emergência em baixa velocidade (AEB City).
Este é o terceiro zero estrela consecutivo da Citroën na região. O C3 Aircross recebeu a mesma nota em 2024, assim como o C3 em 2023.
Imagem: redir.folha.com.br
A Stellantis afirmou que todos os modelos vendidos na América Latina e na Europa atendem às regulamentações vigentes e que realiza avaliações internas no Safety Center de Betim (MG), descrito pela empresa como o “mais moderno centro de testes de colisão do hemisfério sul”.
A montadora acrescentou que a segurança do veículo “vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva” e declarou não financiar nem patrocinar as avaliações do Latin NCAP.
O secretário-geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, respondeu que os resultados são “objetivos, mensuráveis e transparentes”. Ele afirmou que, mesmo em um teste voluntário solicitado pela fabricante, “o resultado teria sido o mesmo: zero estrela”, a menos que houvesse mudanças técnicas relevantes, como airbags laterais de cabeça padrão.
A tabela com todos os dados de avaliação está disponível no site do Latin NCAP.