Os participantes do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 terão de realizar três confirmações obrigatórias de interesse para permanecer no cadastro de reserva. A exigência deverá ser cumprida após a divulgação preliminar dos resultados da seleção, marcada para 20 de fevereiro de 2026. Quem não manifestar interesse em qualquer uma das etapas será eliminado do certame, inclusive da possibilidade de contratação temporária.
A determinação foi detalhada na última retificação do edital, publicada em 29 de setembro de 2025. O documento estabeleceu que as confirmações ocorrerão ao término da fase 4 (procedimentos para vagas reservadas) da primeira etapa do concurso.
O processo de confirmação será realizado em três chamadas:
A lista final de classificados, com aprovados e integrantes do cadastro de reserva, será divulgada em 16 de março de 2026. Na mesma data começarão as convocações para nomeação e, quando necessário, para investigação social e funcional, defesa de memorial, prova oral e curso ou programa de formação.
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) afirma que o procedimento tornará o fluxo de nomeações “mais rápido e efetivo”.
Imagem: redir.folha.com.br
As provas objetivas foram aplicadas no domingo, 5 de outubro de 2025. O cronograma prevê a divulgação das notas finais dessas provas e a convocação para a etapa discursiva em 11 de novembro de 2025. A aplicação da prova discursiva está marcada para 7 de dezembro de 2025.
A segunda edição do CNU oferece 3.652 vagas distribuídas por 32 órgãos e entidades federais. O edital estabelece:
Com a implementação das três confirmações de interesse, o governo pretende garantir que apenas quem mantiver disponibilidade siga no processo de contratação.