Keonne Rodriguez e William Lonergan Hill, fundadores da Samourai Wallet, informaram à Justiça norte-americana que vão alterar suas declarações para “culpado” em processo que apura suposta operação de um serviço de mistura de criptomoedas sem licença.
Em documentos protocolados na terça-feira, 9 de julho, na Corte Federal de Nova York, as defesas de Rodriguez, diretor-executivo da plataforma, e Hill, diretor de tecnologia, solicitaram que a mudança de plea seja formalizada na audiência marcada para a manhã desta quarta-feira (10).
Os dois respondem por conspiração para lavagem de dinheiro, crime que pode resultar em até 20 anos de prisão, e por operar um negócio de transmissão de dinheiro sem licença, com pena máxima de cinco anos. Somadas, as acusações podem levar a até 25 anos de detenção.
Em abril de 2024, ambos haviam se declarado inocentes. O julgamento estava previsto para começar em 3 de novembro.
Em abril deste ano, a defesa tentou arquivar o caso, citando um memorando de 7 de abril do vice-procurador-geral Todd Blanche, que afirmava que o Departamento de Justiça não processaria operadores de mixers que violassem regulamentos sem intenção. Em maio, os advogados alegaram que promotores omitiram parecer que indicava não ser necessária licença de transmissor de dinheiro para a empresa. Nenhuma das tentativas foi aceita pelo tribunal.
Promotores afirmam que o serviço da Samourai Wallet processou mais de US$ 2 bilhões em transações ilícitas, incluindo valores vinculados ao marketplace Silk Road. O protocolo funcionava como outros mixers: recebia fundos de vários usuários e os combinava para ocultar a origem dos ativos.
Imagem: Trader Iniciante 2 (16)
A mudança de posição ocorre enquanto Roman Storm, desenvolvedor do mixer Tornado Cash, também responde a júri popular por acusações de conspiração para lavagem de dinheiro e violação de sanções. Se condenado, Storm pode pegar até 45 anos de prisão.
Novos detalhes sobre como o reconhecimento de culpa de Rodriguez e Hill afetará eventuais sentenças devem ser apresentados na audiência desta quarta-feira.
Com informações de Cointelegraph