Comunidade cripto lamenta decisão da senadora Cynthia Lummis de não disputar novo mandato em 2026

Criptomedasagora mesmo6 Visualizações

A senadora norte-americana Cynthia Lummis, considerada uma das principais defensoras dos ativos digitais no Congresso dos Estados Unidos, anunciou na sexta-feira que não tentará a reeleição em 2026. A declaração, publicada na rede social X e já visualizada por quase 1 milhão de pessoas, provocou uma onda de agradecimentos e demonstrações de apoio dentro do setor de criptomoedas.

Collin McCune, chefe de assuntos governamentais da firma de capital de risco a16z, afirmou que o mercado cripto “não estaria onde está hoje” sem a atuação de Lummis no Congresso. Greg Xethalis, sócio da gestora de investimentos Multicoin, observou que o avanço de propostas favoráveis ao setor ocorreu, em parte, graças ao estilo direto da senadora.

Do lado do governo federal, o responsável pela agenda de inteligência artificial e cripto na Casa Branca, David Sacks, classificou Lummis como “grande aliada” e disse estar “muito desapontado” com sua saída. A apresentadora do podcast Coin Stories, Natalie Brunell, também agradeceu “por ajudar a impulsionar a causa do Bitcoin”.

Lummis tem sido crítica da estratégia de “regulação por imposição” adotada pelo ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, durante o governo Joe Biden. Ela foi uma das principais defensoras do Responsible Financial Innovation Act e do U.S. Clarity Act, propostas que buscam dar mais clareza regulatória aos ativos digitais.

Ao anunciar a decisão, a senadora declarou que “não tem mais seis anos” pela frente e comparou-se “a um velocista em uma maratona”, afirmando que a energia exigida pelo cargo deixou de corresponder às suas forças atuais.

Comunidade cripto lamenta decisão da senadora Cynthia Lummis de não disputar novo mandato em 2026 - Imagem do artigo original

Imagem: cointelegraph.com

Mesmo com a saída de Lummis, integrantes da indústria reforçaram que o trabalho legislativo continua. Kyle Samani, sócio-gerente da Multicoin, disse que “o serviço não acabou” e que ainda há projetos a serem aprovados em 2026. Na véspera do anúncio da senadora, David Sacks havia comentado que o Congresso poderia votar o U.S. Clarity Act já em janeiro, destacando que o país “está mais perto do que nunca” de aprovar uma lei de estrutura de mercado para criptoativos solicitada pelo ex-presidente Donald Trump.

Lummis encerra seu mandato atual em 2026, deixando para o setor a missão de manter o diálogo regulatório que ela ajudou a impulsionar nos últimos anos.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Deixe um Comentário

Pesquisar tendência
Redação
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...

Todos os campos são obrigatórios.