Os investidores acompanham nesta terça-feira (16) dois eventos capazes de influenciar os negócios na B3 e em Wall Street: a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e o relatório de emprego dos Estados Unidos, o chamado payroll.
O Banco Central publica às 8h a íntegra das discussões travadas na reunião que manteve a Selic. Analistas buscam pistas sobre a possibilidade de início do ciclo de cortes já em janeiro, cenário que ganhou força depois de indicadores domésticos sugerirem perda de fôlego da economia.
Na semana passada, o IPCA de novembro avançou, mas voltou a ficar abaixo do teto da meta pela primeira vez em mais de um ano. Ontem, o IBC-Br — considerado prévia do PIB — recuou em outubro, reforçando sinais de atividade mais fraca e de menor pressão inflacionária.
O Bureau of Labor Statistics (BLS) divulga às 10h30, pelo horário de Brasília, os números de criação de vagas em outubro e novembro. O cronograma habitual, que prevê divulgação às sextas-feiras, foi alterado após o longo shutdown que interrompeu parte do governo norte-americano.
Imagem: all rights reserved via valorinveste.globo.com
Se o relatório indicar desaquecimento do mercado de trabalho, tende a crescer a percepção de alívio nas pressões inflacionárias nos Estados Unidos, influenciando as projeções para a trajetória dos juros do Federal Reserve. Na semana passada, o Fed cortou a taxa básica e evitou sinalizar os próximos passos.
Com os dois documentos no radar, operadores esperam sessão volátil, principalmente em ações e contratos de juros.