Previsão aponta queda moderada nas vendas de veículos novos nos EUA em 2026

Dificuldades e desafiosontem14 Visualizações

A Cox Automotive projeta que as vendas de veículos novos nos Estados Unidos atingir ão 15,8 milhões de unidades em 2026, o que representa recuo de 2,4% em relação ao ano anterior.

De acordo com o relatório divulgado pela consultoria, as vendas no varejo devem encolher 1,5% em comparação com 2025, enquanto as entregas para frotas corporativas podem cair 6,1% no mesmo intervalo.

Pressão sobre a acessibilidade

A empresa também prevê leve retração nas vendas de usados no varejo, reflexo da busca dos consumidores por opções mais baratas. Nos segmentos eletrificado s, a participação de veículos elétricos e híbridos plug-in adquiridos por meio de leasing tende a diminuir três pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Cenário econômico misto

Jeremy Robb, economista-chefe interino da Cox Automotive, lembrou que os resultados de 2025 superaram muitas estimativas — inclusive as da própria companhia — e classificou o mercado projetado para 2026 como “mais lento, mas ainda sólido”. Ele acrescentou que possíveis cortes de juros e restituições de imposto no primeiro semestre podem dar fôlego extra às vendas.

A análise menciona uma “dinâmica bifurcada” entre consumidores de diferentes faixas de renda. Famílias com renda mais alta tendem a se beneficiar de mercados financeiros em valorização, alívio tributário e juros menores, fatores que favorecem a compra de veículos novos. Já os consumidores de menor renda continuam pressionados pela inflação elevada e pelos preços altos tanto de modelos novos quanto usados, processo que deve intensificar o movimento de troca por carros mais baratos.

Apesar da desaceleração da inflação e da expectativa de redução nos juros pelo Federal Reserve, a Cox alerta que incertezas sobre a condução da política monetária podem gerar volatilidade, adiar a recuperação do mercado imobiliário e limitar o avanço das vendas de automóveis.

Previsão aponta queda moderada nas vendas de veículos novos nos EUA em 2026 - Imagem do artigo original

Imagem: Eric Revell FOXBusiness via foxbusiness.com

Mercado de trabalho e políticas públicas

O relatório identifica um cenário de “expansão sem emprego”: o Produto Interno Bruto cresce impulsionado por investimentos e ganhos de produtividade, mas o mercado de trabalho segue fraco. Segundo a consultoria, a criação lenta de vagas reduz a formação de novos lares e a confiança em compras de alto valor, como automóveis. Por outro lado, a valorização das ações pode atuar como contrapeso.

Medidas do governo Trump ainda exercem influência sobre o setor, especialmente no segmento de veículos elétricos (EVs). Mudanças em tarifas, metas de economia de combustível e código tributário, além da renegociação do acordo comercial USMCA, são apontadas como fatores que tornarão o ambiente regulatório “complexo e dinâmico” em 2026.

A Cox Automotive prevê ainda que o mercado de EVs enfrentará uma nova fase sem incentivos governamentais, ao mesmo tempo em que unidades devolvidas de contratos de leasing devem aumentar a oferta de usados elétricos.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Deixe um Comentário

Pesquisar tendência
Redação
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...

Todos os campos são obrigatórios.