Cracker Barrel descarta logotipo lançado em agosto e resgata versão tradicional após críticas

Dificuldades e desafios16 horas atrás7 pontos de vista

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Cracker Barrel informou nesta terça-feira que vai abandonar o logotipo apresentado em 18 de agosto e manter a marca clássica com o personagem “Old Timer”. A decisão veio depois de intensa reação de clientes, políticos e comentaristas conservadores.

Em nota enviada à Fox Business, a rede afirmou que “ouviu” os consumidores e agradeceu pelas manifestações de apoio ao símbolo original. “Nosso novo logo está indo embora e o Old Timer permanecerá”, diz o comunicado, que também exaltou os 70 mil empregados da empresa e o compromisso com “comida saborosa e hospitalidade acolhedora”.

Pressão nas redes sociais

A mudança de identidade visual – parte de uma tendência de simplificação de logos – foi alvo de críticas desde o lançamento porque retirava o personagem “Uncle Herschel”. As queixas ganharam força com a participação do ex-presidente Donald Trump, que sugeriu à companhia reconsiderar o rebranding.

Na noite de segunda-feira, o vice-chefe de gabinete da Casa Branca, Taylor Budowich, disse em publicação nas redes que recebeu ligação da empresa agradecendo a Trump por ter abordado o assunto e informando que o logotipo clássico seria restaurado.

Reações do meio conservador

Nas redes sociais, ativistas e influenciadores comemoraram o recuo. A fundadora da ACT for America, Brigitte Gabriel, classificou a decisão como “grande vitória na guerra cultural”. O presidente nacional do Students for Trump, Ryan Fournier, escreveu: “Foi para isso que eu votei”. O comentarista Rogan O’Handley, conhecido como DC Draino, elogiou a medida, mas pediu à empresa que “vá além” e demita executivos considerados “woke”.

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Imagem: Alexander Hall FOXBusiness via foxbusiness.com

Contexto empresarial

O recuo ocorre após outras iniciativas de modernização que também enfrentaram resistência. Em maio de 2024, a presidente-executiva Julie Felss Masino anunciou um “plano de transformação estratégica”, medida que desagradou alguns investidores. Em outubro, o capitalista de risco Sardar Biglari alertou acionistas que o novo posicionamento da marca era uma “tolice óbvia”.

Além da alteração no logotipo, a rede foi criticada por substituir a decoração rústica, inspirada na cultura rural norte-americana, por um visual mais minimalista dentro dos restaurantes.

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