Um levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com cerca de 40 países mostra que o Produto Interno Bruto (PIB) dessas economias avançou, em média, 0,6% no terceiro trimestre de 2025 na comparação com os três meses anteriores.
Segundo o estudo, 29 países registraram expansão, 3 permaneceram estáveis e 7 apresentaram retração.
Nesta quinta-feira (4), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o PIB do Brasil subiu 0,1% no mesmo período.
Israel, Dinamarca e Arábia Saudita ocupam as três primeiras posições em crescimento. Também aparecem entre os melhores desempenhos Costa Rica, Colômbia, Indonésia e Coreia do Sul.
Na outra ponta, México, Finlândia, Japão e Suíça registraram as maiores quedas.
A União Europeia avançou 0,3%, com destaque para Portugal e Espanha. A maior economia do bloco, a Alemanha, ficou estável.
Imagem: redir.folha.com.br
Entre as maiores economias globais, a China cresceu 1,1%. Os Estados Unidos ainda não divulgaram seus números devido à paralisação do governo federal recém-encerrada. A Argentina também não apresentou dados para o período.
Em relatório de outubro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta que o crescimento mundial desacelere de 3,3% em 2024 para 3,2% em 2025 e 3,1% em 2026. Para 2025, a estimativa é de expansão de 1,5% nas economias avançadas e pouco acima de 4% nas emergentes e em desenvolvimento.
A entidade alerta que incertezas prolongadas, maior protecionismo, choques na oferta de trabalho, vulnerabilidades fiscais, possíveis correções nos mercados financeiros e erosão institucional podem ameaçar a trajetória de crescimento.