A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) contabiliza pelo menos 126 processos que envolvem o Banco Master e as corretoras Reag e Trustee, segundo levantamento interno citado pela colunista Malu Gaspar, de O Globo.
De acordo com o documento, são 47 procedimentos relacionados ao Master, 77 à Reag e 2 à Trustee. O processo mais antigo data de 2017 e parte das apurações ainda não foi concluída.
As três instituições são investigadas por suspeitas de fraude e lavagem de dinheiro. Alguns casos já foram arquivados, outros resultaram em termos de compromisso, há registros duplicados e solicitações de informação. Parte dos processos teria permanecido parada na diretoria da autarquia.
O total pode aumentar, pois a listagem não contempla pessoas físicas e jurídicas vinculadas às empresas.
Imagem: valorinveste.globo.com
Um grupo de trabalho criado pela CVM examina as informações reunidas pelas áreas de supervisão, fiscalização e acusação ao longo dos últimos anos. O comitê também acessou comunicações enviadas a outros órgãos públicos e acompanha inquéritos relacionados.
O colegiado tem até três semanas para apresentar relatório. Além de propor melhorias na supervisão, o grupo avaliará se houve falhas, má-fé, leniência ou incompetência na condução das investigações, o que poderá gerar sindicâncias e processos disciplinares.