Os principais índices de ações dos Estados Unidos operavam sem direção comum no fim da manhã desta quinta-feira (28), depois da divulgação da segunda leitura do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre e de novos números sobre seguro-desemprego.
Por volta das 12h (horário de Brasília), o Dow Jones caía 0,13%, aos 45.503,79 pontos. O S&P 500 avançava 0,10%, para 6.487,85 pontos, tentando renovar o recorde histórico de fechamento, enquanto o Nasdaq subia 0,36%, a 21.668,55 pontos.
A economia norte-americana cresceu 3,3% em ritmo anualizado no segundo trimestre, acima dos 3% registrados na estimativa preliminar e da projeção de 3,1% dos analistas. Já os pedidos iniciais de seguro-desemprego totalizaram 229 mil na semana encerrada em 23 de agosto, levemente abaixo da previsão de 230 mil solicitações.
A Nvidia apresentou lucro acima das expectativas, mas as ações recuavam 0,18% no horário citado. Segundo economistas do Schwab, a frustração do mercado veio da receita ligeiramente inferior ao consenso no segmento de data centers. Outros indicadores foram considerados sólidos, embora menos impressionantes do que em trimestres anteriores. Comentários otimistas na teleconferência e um guidance visto como conservador, por não incluir vendas para a China, ajudaram a reduzir as perdas registradas no pré-mercado.
Imagem: Getty Images via valorinveste.globo.com
O mercado também acompanha o embate entre a diretora do Federal Reserve Lisa Cook e o presidente Donald Trump. Cook entrou hoje com uma ação judicial afirmando que o republicano não tem autoridade para removê-la do cargo, segundo a agência Reuters. Trump a acusou de fraude hipotecária em 2021, um ano antes de ela ingressar no Fed. O processo pode ter repercussões sobre a independência do banco central norte-americano.
Investidores aguardam agora o índice de preços de gastos com consumo (PCE), que será divulgado amanhã e é considerado referência importante para a política monetária do Federal Reserve.