Novo comercial do Dunkin’ causa polêmica nas redes ao citar “genética” para justificar bronzeado

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NOVA YORK, 30 mai. (Fox Business) — Um spot de 35 segundos divulgado nesta terça-feira (28) pelo Dunkin’ para promover a linha de bebidas Golden Hour Refresher fez a marca virar alvo de críticas nas redes sociais. No vídeo, o ator Gavin Casalegno, da série “The Summer I Turned Pretty”, credita seu bronzeado de verão à “genética”, termo que bastou para desencadear comparações com a recente controvérsia envolvendo a atriz Sydney Sweeney em campanha da American Eagle.

O que diz o comercial

Sentado à beira de uma piscina, Casalegno segura o copo da bebida e se apresenta como “rei do verão”. Em seguida, comenta: “Este bronzeado? Genética. Acabei de receber minha análise de cores: verão dourado, literalmente”. O ator conclui dizendo que, sempre que toma o refresco, “é como se o sol o encontrasse” e, por isso, seria “culpado” por encarnar o espírito da estação.

Reação nas redes

No TikTok, onde o vídeo foi publicado, usuários questionaram a relação entre o produto e a referência a genes. Um comentário que perguntava “Por que agora todos os anúncios falam de genética?” ultrapassou 28 mil curtidas. Outro post, com mais de 40 mil reações, dizia: “O que há com anúncios e a palavra genética ultimamente?”.

Parte do público prometeu boicotar a rede de cafeterias. “Nunca mais tomo Dunkin’”, afirmou um usuário. “Entrou na lista junto com Starbucks”, acrescentou outro.

Paralelo com Sydney Sweeney

A indignação repete a polêmica do fim de semana, quando a American Eagle divulgou a campanha “Sydney Sweeney Has Great Jeans”. A expressão fazia trocadilho entre “jeans” (calça) e “genes” (herança genética), o que levou críticos a acusarem a marca de exaltar “brancura” e até de promover ideias ligadas ao eugenismo.

Novo comercial do Dunkin’ causa polêmica nas redes ao citar “genética” para justificar bronzeado - Imagem do artigo original

Imagem: Gabriel Hays FOXBusiness via foxbusiness.com

Em artigo para o site da MSNBC, a produtora Hanna Holland classificou a escolha de Sweeney como “sintoma e participante” de um “desenfreado desvio cultural em direção à branquitude”. Já a professora Robin Landa, da Kean University, declarou no programa “GMA First Look”, da ABC, que o trocadilho ativa “associações históricas perturbadoras” com o movimento eugenista nos Estados Unidos entre 1900 e 1940.

Posicionamento da empresa

Procurada pelo Fox Business, a assessoria do Dunkin’ não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Com informações de Fox Business

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