São Paulo – Moradores de ilhas próximas a Estocolmo e Oslo passaram a receber hambúrgueres quentes por meio de drones. A iniciativa é conduzida pela startup norueguesa Aviant, que lançou em fevereiro um serviço piloto na ilha sueca de Värmdö e prepara operação semelhante na península norueguesa de Nesodden.
Localizada a 13 km em linha reta da capital sueca, Värmdö tem cerca de 46 mil habitantes — número que dobra no verão —, mas poucas opções de delivery tradicional. A Aviant conecta a cadeia Bastard Burgers a clientes da região, entregando em até dez minutos dentro de um raio de 10 km. O serviço, em fase beta, limita-se a dez pedidos semanais, suficiente para checar rotas, temperatura dos alimentos e desempenho dos equipamentos.
Segundo o diretor-executivo e cofundador Lars Erik Fagernaes, o custo pago pelo consumidor é semelhante ao de entregas feitas por carro ou moto, já que o uso de drones elimina a necessidade de um motorista. A empresa levou três anos refinando um recipiente isolado capaz de manter a comida quente mesmo no inverno.
O próximo passo será Nesodden, a 6,5 km em linha reta de Oslo, mas a 47 km por estrada. A Aviant calcula que cerca de 100 mil pessoas na península não contam hoje com delivery de refeições. A expectativa é replicar o modelo até o fim do ano.
A companhia mapeou cerca de 40 locais com características semelhantes em toda a Escandinávia para expansão nos próximos dois anos. Fagernaes também vê potencial em regiões do Canadá e do nordeste dos Estados Unidos, que combinam ilhas, lagos e áreas montanhosas.
Mesmo com ventos fortes que ocasionalmente derrubam aeronaves, a meta é manter operação disponível em 90% do tempo. Experiências anteriores, como a entrega de comida tailandesa, italiana e sushi em áreas rurais de Trondheim entre 2022 e agosto de 2023, foram interrompidas por inviabilidade econômica em locais muito isolados.
Imagem: redir.folha.com.br
Projetos similares surgem em diferentes países. No Reino Unido, a britânica Skyports abastece desde 2023 o serviço postal nas ilhas Orkney e estuda aproveitar os mesmos drones para levar refeições do continente às ilhas. Em 2022, a empresa já havia transportado merenda escolar na região com apoio do governo local.
Na Alemanha, a Wingcopter entregou produtos de uso diário em áreas rurais, enquanto, na China, um município da província de Zhejiang financia o envio de refeições quentes a idosos que vivem em regiões montanhosas.
No Reino Unido, operadores comerciais precisam coordenar com a Autoridade de Aviação Civil para definir corredores aéreos exclusivos, reduzindo riscos de colisões com outras aeronaves e pedestres. A Skyports afirma que o governo britânico vem flexibilizando exigências, especialmente em áreas com pouco tráfego aéreo.
Para Fagernaes, atender zonas semipovoadas entre o urbano e o rural – onde a logística terrestre é complexa – torna o delivery por drones economicamente viável, diferentemente de regiões remotas com demanda limitada.