A plataforma de negociação eToro planeja colocar no blockchain da Ethereum versões tokenizadas das 100 ações e ETFs mais populares listados nos Estados Unidos. O lançamento, divulgado nesta terça-feira (data da publicação original), transformará esses papéis em tokens ERC-20 negociáveis 24 horas por dia, cinco dias por semana.
De acordo com a empresa, os usuários poderão futuramente transferir os ativos digitais para carteiras próprias ou protocolos de finanças descentralizadas (DeFi) e, se desejarem, retornar os tokens à corretora. “Esse é 100% o objetivo”, afirmou um porta-voz ao Cointelegraph.
O cofundador e CEO da eToro, Yoni Assia, declarou que a tokenização “remove barreiras, oferece transparência e controle” e pode “democratizar o acesso a ativos financeiros”. A companhia já trabalha com tokenização de ativos do mundo real (RWA) desde 2019, quando lançou versões digitais de ouro e prata.
A iniciativa da eToro ocorre enquanto outros players aceleram projetos de RWA. Em 30 de junho de 2025, a Robinhood revelou uma blockchain de segunda camada (L2) baseada no Arbitrum para tokenizar ações dos EUA, disponibilizando mais de 200 papéis para investidores europeus, sem comissão e também com negociação 24/5.
No mesmo período, a suíça Backed Finance lançou mais de 60 ações tokenizadas — incluindo Netflix, Meta, Tesla, Amazon e Coinbase — em plataformas como Bybit, Kraken e em diferentes protocolos da Solana. Esses produtos, chamados xStocks, não estão disponíveis para residentes dos Estados Unidos e de outras jurisdições restritas.
Imagem: Trader Iniciante 2 (10)
Segundo dados do site RWA.xyz, ações tokenizadas representam atualmente US$ 418 milhões de valor total na blockchain, enquanto o mercado geral de RWA ultrapassa US$ 21,3 bilhões. Durante a conferência TokenizeThis, em Nova York, o CEO da STOKR, Arnab Naskar, afirmou que, apesar da incerteza sobre o ritmo de crescimento, o segmento “certamente caminha para um mercado de trilhões de dólares”.
Com informações de Cointelegraph