Washington, 30 jul. 2025 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (30) que o país firmou um acordo comercial com o Paquistão para colaborar na exploração das reservas de petróleo paquistanesas.
Em publicação na rede social Truth Social, Trump afirmou que “Estados Unidos e Paquistão trabalharão juntos no desenvolvimento de suas vastas reservas de petróleo” e adiantou que ainda está em curso a seleção da empresa que liderará a parceria. “Quem sabe eles acabarão vendendo petróleo para a Índia algum dia”, acrescentou.
O anúncio ocorre poucos dias após o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, reunir-se em Washington com o ministro paquistanês das Relações Exteriores, Ishaq Dar. Depois do encontro, Dar disse que o entendimento comercial estava “muito próximo” de ser finalizado, embora autoridades em Washington não tenham indicado prazo.
Na mesma publicação, Trump informou que se reuniria na tarde de quarta-feira com autoridades sul-coreanas para discutir a redução da tarifa de 25% aplicada atualmente sobre produtos sul-coreanos que entram nos Estados Unidos. “Eles têm uma proposta para diminuir essas tarifas; quero ouvir o que é”, escreveu.
No início do mês, o governo norte-americano anunciou a aplicação de tarifas de 25% a bens importados do Japão e da Coreia do Sul a partir de 1º de agosto. Trump declarou que, caso esses países reajam com tarifas retaliatórias, as alíquotas norte-americanas subirão na mesma proporção.
Imagem: Sophia Compton FOXBusiness via foxbusiness.com
O presidente encerrou a mensagem afirmando que outros países também sinalizaram disposição para negociar reduções tarifárias, o que, segundo ele, contribuirá para diminuir o déficit comercial dos Estados Unidos. Um relatório detalhado sobre essas negociações será divulgado “no momento apropriado”, informou.
Com informações de Fox Business