EUA perseguem terceiro navio petroleiro em águas próximas à Venezuela

Mercado Financeiroontem12 Visualizações

A Guarda Costeira dos Estados Unidos iniciou ontem uma nova operação de apreensão contra um terceiro navio petroleiro em águas internacionais nas proximidades da Venezuela. Até a tarde de hoje, a embarcação permanecia apenas sob perseguição e ainda não havia sido abordada pelos militares norte-americanos.

De acordo com duas fontes ouvidas pela agência Reuters, o alvo faz parte de uma frota clandestina envolvida em manobras para driblar sanções impostas a Caracas. Um dos oficiais afirmou que o navio navega “sob bandeira falsa” e está sujeito a ordem judicial de apreensão. O segundo confirmou que a embarcação já figura na lista de sanções, mas explicou que as ações de interceptação podem se limitar a navegar ou sobrevoar nas proximidades de unidades suspeitas.

Fontes citadas pela Bloomberg identificaram o petroleiro como Bella 1, de bandeira panamenha, que seguia rumo à Venezuela para carregamento de óleo. A mesma operação representa a segunda tentativa de apreensão realizada neste fim de semana por determinação do presidente Donald Trump e a terceira em menos de duas semanas.

No sábado, militares norte-americanos abordaram o superpetroleiro Centuries; em 10 de dezembro, foi a vez do Skipper. O Centuries não constava na relação de embarcações sancionadas pelo governo norte-americano.

Imagens divulgadas pela secretária do Departamento de Segurança Interna, Kristi Noem, mostram agentes da Guarda Costeira descendo de rapel sobre o convés de um petroleiro durante a operação de sábado. Em publicação na rede X, a autoridade declarou que os Estados Unidos “continuarão a monitorar o transporte de petróleo sancionado e ilegal usado para financiar o narcotráfico na região”.

Até o momento, o governo norte-americano não revelou o ponto exato da operação nem divulgou o nome da embarcação que segue sendo acompanhada em alto-mar.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Deixe um Comentário

Pesquisar tendência
Redação
carregamento

Entrar em 3 segundos...

Inscrever-se 3 segundos...

Todos os campos são obrigatórios.